Saúde Oral X Diabetes

Por Drª Érica Augusto


O diabetes é uma doença crônica em que o Pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina e/ou o organismo é resistente à sua ação.


A periodontite é definida como uma doença inflamatória, quase sempre crônica caracterizada pela formação de bolsa periodontal, perda da capacidade de fixação dos dentes e perda óssea, podendo levar à perda dos dentes. É a complicação bucal que mais ocorre em indivíduos com diabetes.


Quando não tratada, a periodontite dificulta o controle do diabetes. O diabetes não controlado aumenta a gravidade e o avanço da periodontite.


Nas pessoas com periodontite o simples ato de mastigar pode causar contaminação do corpo por patógenos da doença periodontal, causando bacteremia ou endotoxemia.


É comum nos indivíduos diabéticos a baixa produção de saliva podendo causar úlceras, queilites (inflamações dos lábios) e língua fissurada.


A maior quantidade de glicose na saliva dos indivíduos com diabetes também aumenta o risco de desenvolvimento da doença cárie e periodontite.


Todo paciente diabético deve ser acompanhado por um dentista periodicamente para a manutenção da saúde oral, favorecendo assim, a saúde corporal.


Saiba mais, fale com os nossos profissionais!


Fonte: Revista ImplanteNewsPerio http://www.inpn.com.br/InPerio//Artigo/Index/22085



10 visualizações